CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento às famíliasem situação de ameaça ou violação de direitos através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos/PAEFI. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que vulnerabilizam e/ou submetem a situações de risco pessoal e social.

Público alvo: Crianças e adolescentes e famílias vitimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar; trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, discriminação e outras situações de violação de direitos. Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade). Mulheres vítimas de violência doméstica e intrafamiliar. Idosos vítimas de violência doméstica e intrafamiliar.Famílias e indivíduos em situação de rua; pessoas abrigadas ou egressas do acolhimento institucional; usuários de substâncias psicoativas; pessoas com deficiência.

Objetivos:

  • Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas emsituação de violência visando sua integridade física, mental e social;
  • Prevenir o abandono e a institucionalização;
  • Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família;
  • Contribuir no combate dos estigmas e preconceitos;
  • Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos;
  • Romper com o ciclo de violência nointerior da família;
  • Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos;
  • Prevenir a reincidência de violações de direitos.

Condições e Formas de Acesso: Procura espontânea; encaminhamento da rede socioassistencial; encaminhamento das demais políticas públicas e busca ativa.   Período de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

Endereço: Rua Francisco Petry, número – 146, Bairro – Centro

Fone: 3243-7390