Meu Negócio

Transparência em primeiro lugar

A partir dos próximos dias o contribuinte de Biguaçu poderá acessar de qualquer computador ligado  à internet as informações financeiras referentes às receitas, despesas, licitações, contratos e convênios da Prefeitura Municipal.

O Prefeito José Castelo Deschamps assinou nesta quarta-feira, 11/05/2011, no auditório da Secretaria de Educação, o contrato nº 161/2011 com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) para a implantação do Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno (SIACI) – Transparência na Gestão Pública (Portal da Transparência). A assinatura desse contrato visa cumprir a Lei Complementar nº 131, que assegura a transparência das contas da União, Estados e Municípios.

O ato de assinatura contou também com as presenças do Vice-Prefeito, Ramon Wollinger, do Controlador Interno, Afonso Pedro Borba, do Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Roberto Feubak, Vice-Presidente Comercial do CIASC, Ruy Sérgio Rundbchner, e do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Moacir Bertoli, além de Secretários Municipais e servidores da Prefeitura.

Através do SIACI, o controle interno e os gestores podem acompanhar em tempo real todas as movimentações financeiras dos órgãos públicos, permitindo aos cidadãos maior controle sobre os dados. “Nosso Governo quer a maior transparência possível, pois somos responsáveis por um dinheiro que é do povo. Não temos nada a esconder de ninguém, não fazemos negociatas. Por isso considero essa ferramenta de total importância para que o cidadão possa ter acesso às informações de como o seu dinheiro está sendo empregado”, afirmou Castelo.

O Conselheiro Bertoli elogiou a postura de Castelo e Feubak ao adotarem o software na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. “Vocês poderão andar de cabeça erguida pelas ruas de Biguaçu, pois com esse instrumento de controle não ficarão dúvidas sobre as contas de suas administrações”, completou Bertoli, que foi o idealizador do programa desenvolvido pelo CIASC.

Já o Controlador Interno do município Afonso Pedro Borba classificou a assinatura do contrato como um “marco histórico”. “Como servidor público há 32 anos tenho me dedicado a realizar um trabalho com honestidade, sempre com o maior cuidado com a coisa pública. Temos sorte em ter gestores como Castelo e Luizão, pois ambos têm a maior preocupação com os recursos pagos pelos contribuintes”, finalizou.