A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação é o Comando Único da Política de Assistência Social de Biguaçu, responsável pela execução dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos por esta política aos munícipes. Tem como missão a Proteção Social Básica e Especial, a Vigilância Socioassistencial e a Defesa dos Direitos e organiza-se sob a forma de um sistema público descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
É nesta Secretaria que todos os dias, diversos Biguaçuenses buscam atendimento assistencial para as mais vastas áreas sociais.
Concentram-se nesta Secretaria, importantes órgãos como o abrigo institucional Casa Lar, Recria (antigo Repam), Centro de Convivência de Idosos (CCI), PROCON e ainda as duas novas estruturas: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Cada uma destas estruturas é especializada no atendimento da população, cada qual com suas demandas específicas (crianças, adolescentes, idosos, pessoas em vulnerabilidade social e/ou em situação de violência).
Também fazem parte desta Secretaria, o Conselho Tutelar do município e os seguintes Conselhos municipais: Conselho Municipal do Idoso (CMI), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Secretária: Dircilene Carmelita Maria da Luz

R. Lúcio Born, n°12 – Ed. São João Evangelista – Centro CEP: 88160-000